Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O voo perdido de Firefly

Antes de mais nada, aposto que você já sabe que há um nome bem conhecido por trás de séries como Buffy , CSI e Angel: Joss Whedon. Ele SÓ trabalhou consertando roterios como o de Velocidade Máxima ; chegou a re-escrever o roteiro de X-men: O Filme, mas foi ignorado pelo diretor; participou da composição da trilha de O Rei Leão 2: o Reino de Simba "My Lullaby"; e participou da direção de "The Avengers" ( Os Vingadores ). 


Pois é, Joss "The Boss" Whedon, possui algum dom nas mãos. Não há serie, filme, animação, documentário que o tenha por trás e não traga boa repercursão.E não, não estou falando em donos de emissoras e críticos de cinema. Qualquer um que veja,fica impressionado com o trabalho.

Uma das obras do "The Boss" que venho comentar hoje é "Firefly"( Vaga-lume mesmo em inglês, você não entendeu errado ) aproveitando o aniversário de 10 anos da série. Criada em 2002, teve seu curto voo em apenas 1 temporada- para uma série que duraria 7 anos.


A série se passa em de 2517 depois que nosso planeta passou a não comportar o número cada vez mais crescente de habitantes, levando a busca de outros sistemas para colonizar. O local escolhido para ser  habitado sofria bruscas transformações para tornarem-se o mais parecido possível com a Terra.Seguindo a história vemos que as "novas Terras" foram criadas pelos EUA e pela China ( o que justifica a mistura de idiomas durante a série), que agora são chamados de "Aliança" e os planetas principais criados por eles são chamados de "Centrais". Entretanto, nenhum governo é um mar de flores , muito menos este em Firefly. Alguns planetas não receberam tantos incentivos da Aliança, tornando-se áridos e com difícil vivência,lembrando um pouco o cenário westren.

E é daí onde nasce uma guerra. Um grupo de revoltosos,chamados Independetes, lutam pela liberdade desse governo tão totalitário. Contudo, os Independentes perdem ( infelizmente! ). 6 anos após esta guerra é o ponto de partida de Firefly. E sim, o foco é o lado perdedor desta guerra, um dos principais diferenciais da série. Um outro bastante significativo é que não vemos nenhum tipo de "alien" durante a série .A única coisa que chega "próximo" são os "Reavers", um grupo de selvagens canibais que por algum motivo deixaram sua humanidade de lado.


Toda a tripulação de Serenity, uma nave do modelo firefly, cargueira; é mais como um quebra-cabeça. Cada um tem um papel único e insubstituível no grupo. Com o decorrer da série, mas fica claro essa relação entre os tripulantes. São no total 9 pessoas a bordo de Serenity,e uma mais peculiar do que a outra. Por problemas com a FOX, a série foi cancelada em sua primeira temporada mesmo com as críticas positivas na época de sua exibição.


Apesar de sua curta duração, a série ainda rendeu um filme que tira algumas dúvidas sobre a série chamado Serenity, uma série de quadrinhos e um livro de RPG. Até hoje uma legião de fãs de Firefly,os browncoats ( casacos marrons ),mantem vivo este universo fantástico. Para quem ainda não viu, não perca mais tempo. Por mais que leia sobre a série,não é a mesma coisa que vê-la.  
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário