Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Momento Nerd: Jogos de realidade virtual são eficazes no treinamento de médicos e cirurgiões

Uma pesquisa feita pela Academic Medial Centre in Amsterdam,na Holanda, concluiu que os "serious games" - games que reproduzem realidades- podem ser usados para melhorar as habilidades de profissionais médicos e cirurgiões.

Segundo o estudo, estes games fornecem uma combinação balanceada de aprendizagem e educação e permitem que vários profissionais treinem suas habilidades e ganhem mais confiança diante de um caso clínico.


Ao todo, foram avaliados 25 estudos que abrangem 30 serius games publicados de 1995 a 2012. 6 desses estudos avaliaram 13 jogos relacionados a área médica disponíveis comercialmente, mas não são necessariamente destinados a melhoria de habilidades médicas. Alguns deles incluíram desde esportes até jogos de tiros.Outros games forneceram treinamento para situações específicas como ressuscitação, treinamento para cirurgia da artéria coronária e tratamento de paciente queimados. 

Os resultados mostraram que os games são uma abordagem inovadora para a formação de profissionais na area médica e de cirurgiões além de representam um método de ensino ideal para otimizar o conhecimento e a habilidade dos médicos residentes antes que eles sejam encarregados de procedimentos em pacientes reais. 

"Nossa análise mostra claramente que os jogos sérios podem ser usados para fornecer cirurgiões treinamento de habilidades técnicas e não técnicas. Mas, os jogos desenvolvidos ou usados para treinar os profissionais médicos precisam ser validados antes de serem integrados em programas de ensino cirúrgicos", afirma Schijven. SIM, no futuro você irá preferir médicos que já foram gamers.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário