Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Personagem do Mês: Jason Todd.


Aproveitando a onda sinistra que vem junto com todo o misticismo da "sexta-feira 13", por que não aproveitar e falar sobre um Jason muito mais esperto que o Jason conhecido nos filmes? E foi ele, o escolhido para abrir o novo quadro do blog: Personagem do Mês.


Conhece o famoso Robin, certo? Imortalizado inicialmente por nada mais, nada menos que Dick Grayson. Porém, o segundo Robin e não menos importante foi nosso querido Jason Todd! Hoje, mais conhecido como Capuz Vermelho ( Red Hood ), já fez história como ajudante do Batman e ganha destaque neste dia tão especial.






Em sua primeira aparição, 1983,  Jason possuía uma origem semelhante a Dick: filho de um casal de acrobatas do circo, os pais mortos por um vilão, adotado posteriormente por Bruce Wayne...Qualquer semelhança não é mera coincidência. E outro detalhe, ele era loiro ( sim, isto foi feito justamente para que ele e o primeiro robin não ficassem  iquais- ou pelo menos não tão iquais ).  Ao contrário do que se imagina, Jason não foi o personagem mais idolatrado que poderíamos esperar, ainda mais por que o Dick tinha acabado de deixar o manto de Robin para assumir o do Nightwing.






Jason Todd, agora como Robin,lutava ao lado do Batman com roupas bem estranhas. De fato, ele só foi se vestir mesmo como tal depois que Dick deu pra ele seu uniforme usado quando assumia o papel de Robin. E mais um fato curioso, só depois que ele ganhou o uniforme, foi que Jason pintou o cabelo de preto.


No entando, já com a renovação ocorrida com a Crise das Infinitas Terras, Jason aparece como um garoto de rua tentando roubar o pneus do Batmovel. Só que desta vez, Batman o enviou para um reformatório e ele só fui assumir o manto de Robin  um tempo depois. Jason foi um personagem tão impopular na época que em uma votação feita para decidir qual personagem poderia ser morto pelas mãos do Coringa, ele foi o mais votado. E sim, foi por isto que ele morreu em 1988 em Batman: Uma morte em família ( Batman: A Death in a Family ).Acredito que seja até um dos quadrinho mais marcantes do morcego.






Já nos tempos pós-crise, Jason reaparece com uma personalidade totalmente diferente. Um garoto que era super empolgado e animado, passou a ser impulsivo, precipitado e cheio de fúria ( agora sim ele está diferente do Dick ). Seu pai, um criminoso e sua mãe, uma dependente química. Jason ficou a própria sorte depois que seu pai foi preso e de sua mãe ter falecido por overdose. 


Ainda aproveitando certos aspectos das origens anteriores; enquanto tentava roubar os pneus do batmóvel, Jason foi achado novamente pelo Batman e foi outra vez colocado em um reformatório. Até aí, nenhuma novidade. Só que o dono da escola estava treinando as crianças que estavam lá para tornarem-se verdadeiras almas do crime ( :o ) . Sorte que desta vez o Batman achou que a fúria de Jason poderia ser canalizada e treinada para combater o crime. Foi aí que ele tornou-se o segundo garoto prodígio. Bem diferente de Dick, Jason não possuía as mesmas habilidades de acrobacia. No entanto, era um garoto bem forte e habilidoso com tudo o que aprendeu pelas ruas de Gotham.






Jason foi um dos aprendizes mais entusiasmados do morcego...E o mais problemático também. Nosso garoto possuía uma visão ambígua do que seria certo e errado e isto o colocava em confronto com diversos ensinamentos de seu mentor. Jason definitivamente não poupava o uso da força e nem mesmo evitava o uso de armas de fogo ou de tirar a vida de um criminoso. Seu estilo é bem mais radical se comparado ao de Nightwing e Batman







Após ser morto pelo Coringa e ter deixado Bruce Wayne cheio de remorso e dor causada pela culpa, Jason aparece novamente ( ? ). Depois do Superboy-prime ter alterado a realidade, Jason volta a vida mas entra em colapso logo depois que consegue sair do túmulo. Achado tempos depois por Talia al Ghul e imerso no Lazarus Pit, Jason teve sua vida revigorada e sua personalidade um pouco alterada. Para quem não lembra, é mais ou menos a mesma explicação que aparece em Batman: Under the Red Hood.








Depois de reencontrar o morcego e sentir-se revoltado com as explicações ouvidas tempos depois , Jason finalmente assume o papel como Reed Hood. Agora como tal,ele assumiu o controle de várias gangs em Gotham City e começa uma guerra contra o império do Máscara Negra.






Espero que tenham aproveitado 


XOXO



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário