Pages

Ads 468x60px

domingo, 8 de abril de 2012

Momento Nerd: Câncer e Games, você tem tudo a ver com isto.

Hoje é um dia muito maior que qualquer crença -brincadeiras a parte. 
Hoje, dia 08/04 é o dia MUNDIAL do combate ao câncer
E o que isto tem a ver comigo? Tudo.

Vamos do princípio: O câncer é a principal causa de morte no mundo,segundo a OMS ( Organização Mundial de Saúde ); estima-se que em 2030 ( tipo, amanhã, quando você estiver mais velho )  haja 27 milhões de novos casos de câncer, 17 milhões de mortes e 75 milhões de casos prevalentes por ano. Acredito que já sejam números  grandes o suficiente para saber que sim, você tem tudo a ver com este assunto. 


E afinal, qual é a relação entre câncer e games?


A resposta é simples meu jovem gafanhoto: vejamos se consegue extrair a mensagem a partir desta frase:


UZ Games inaugura ala de hospital que conta com games para entreter crianças em tratamento contra o câncer"



Sentiu ?

Não é utopia, games são utilizados como terapia para o tratamento do câncer. Não, games não são a cura para tal. Entretanto, alegra-me ver que as oportunidades para os games estejam cada vez maiores e melhores. Eu sei, aparentemente a gameterapia não é um assunto exatamente novo mas é super gratificante saber que uma atividade ainda muito escanteada pela sociedade está ganhando destaque no campo terapêutico. Claro, é válido lembrar que a gameterapia não é usada apenas no tratamento do câncer.




A gameterapia está ficando tão séria que já há cursos para capacitar os profissionais na área de saúde, principalmente, que querem atuar com este tipo de abordagem. Ótima,han? E não é só ? O campo é vasto mas precisa ainda de uma base mais sólida. E eu que não sei nada sobre fisioterapia e/ou terapia ocupacional ? Não esqueça da parte importante : os games e os consoles! Como fazer uma gameteraia em um paciente sem a movimentação dos braços e mãos ? E aquele que possui a visão comprometida? Então trate de por suas habilidaes em prática! A terapia é ainda complementar em todos os tratamentos mas já possui resultados ótimos.


Para saber mais: Gameterapia , Hopelab

XOXO


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário